Traduzir

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Pupila

“Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.”
E acrescento: pela alma.

Essa frase de Wild¹ ficou ecoando em minha mente por horas. Posso contar nos dedos as pessoas que têm livre acesso a mim, ao mais profundo do que sou, do que penso ou sinto. Listei mentalmente o que é essencial nos outros para fazer brotar uma amizade em mim, a primeira coisa foi: “conversar”. Fui surpreendida pelo meu próprio pensamento.

Uma das minhas amizades mais profundas é silenciosa. Não raras vezes, estive receosa por pensar que havia alguém “desconhecido” circulando do lado de dentro, não havia paredes, nem muros construídos. Eu me entristecia com o passar dos dias, porque queria ter o tempo suficiente para compartilhar as palavras ditas, porque essas cultivam e fazem florescer. Lembro-me de uma vez que meus olhos notaram algo errado, e em desequilibradas palavras eu afirmei: “Não, você não está triste só por isso”, a resposta veio por entre guardanapos e grãos de arroz: “Aconteceram algumas coisas chatas também”. Pronto, as pupilas denunciaram o que era. Nós nunca mais tocamos no assunto, o silêncio se encarregou de levar as minhas preces.

São poucas as amizades que leram a minha alma, no máximo três, mas todas elas nasceram do inexplicável, não seguiram a “lista para brotar uma amizade”, não pediram licença, nem tiveram que esperar do lado de fora do portão, sem compreender, elas possuíam as chaves e conheciam o caminho. Com elas eu me sinto em casa, a sensação é de reconhecer-se.

Descobri que não é o tempo, nem as palavras ditas que determinam alguma coisa, mas é a alma. É ela quem escolhe as pupilas, pois as almas se orientam pela luz.


“Tenho amigos para saber quem eu sou(L).”


1- Oscar Wild, Loucos e Santos




0 comentários:

Postar um comentário

Conte-nos o que achou da postagem! Deixe seu comentário!

Procure aqui!

Quer receber as postagens? Cadastre seu e-mail!