Traduzir

English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Completos Descompletos

Procuramos completar as descompletas surpresas da vida. Descompletamos para completar e pulamos constantemente do último andar, na certeza que as escadas estarão ali, para fazermos de novo. Nas complexas descompletâncias da vida, alguém completa nossas almas, rouba-nos os segredos, leva-nos aos sentimentos mais completos, mas é preciso descompletar.

Ler é completar. Eu preciso do descompletar da escrita: letra por letra, até a palavra formar. E depois descompleto lendo.
Se há uma pessoa no mundo que eu tenha que pedir perdão, essa pessoa é a que eu mais desrespeitei. Descompletei o completo vazio da sua sala. Sem o menor direito, passei horas completando seu tempo, sua necessidade de descompletar. 
Se existe uma pessoa mais feliz nesse mundo, essa pessoa é completamente. Completamente feliz com seus completos ou descompletos. E a pessoa mais triste do mundo não existe, porque tristeza não completa. Enfia-se o dedo na ferida e mesmo assim não há tristeza completa. As feridas são sempre mais profundas do que a tristeza, é perigoso mergulhar. Há remédios que descompletam as dores e dedos que descascam as feridas...
Quando a gente ama completamente, a gente aprende e compreende os completos e os descompletos da vida e do outro. Acredite, há mais gente descompleta e mais gente que completa.
Hoje eu vi uma moça descompleta de alegria e completa de ausências, de repente a outra moça, no (a)braço, desfez a dor em lágrimas que (es)correram e que não voltam mais.
Ao Português, minhas desculpas pelas descompletâncias que eu possuo. Nem meu nome é completo: Maria e Ana brigam pelo "A". Ao Português, minhas desculpas, eu invento é para completar.

Mariana Zogbi

0 comentários:

Postar um comentário

Conte-nos o que achou da postagem! Deixe seu comentário!

Procure aqui!

Quer receber as postagens? Cadastre seu e-mail!